Theme Preview Rss

:: Equoterapia ::

A Equoterapia é conceituada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) como uma terapia motora, psicológica e educacional, que, através do relacionamento entre cavaleiro e cavalo, potencializa as habilidades do cavaleiro nestas três áreas.
As sessões de Equoterapia ocorrem em ambiente propício para a prática, geralmente integrado com a natureza. O fato de estar montando em cavalo dócil, treinado e habilitado, faz com que o cavaleiro entre em contato com diversos estímulos (visuais, motores, emocionais, olfativos, sociais, entre outros).
As sessões sempre são conduzidas por profissionais da área da saúde, educação e/ou equitação que possuam formação adicional para atuar em Equoterapia.
Os profissionais têm habilitação clínica para avaliar o praticante e desenvolver um plano de atendimento voltado para cada caso, potencializando os efeitos positivos da prática, promovendo os atendimentos de maneira integrada, sendo imprescindível a presença do psicólogo e do fisioterapeuta na equipe.
Sob o ponto de vista motor, a fundamentação da Equoterapia se dá pelo estímulo tridimensional que o cavalo provoca no cavaleiro, quando este está adequadamente posicionado sobre o seu dorso. Assim, o quadril do praticante, recebe movimentos da coluna do animal durante seu deslocamento ao passo em três direções: crânio-caudal, látero-lateral e antero-posterior.
É através do sistema nervoso periférico que esta estimulação chega ao cérebro onde as informações recebidas são processadas e desencadeiam reações posturais e de equilíbrio, ativando a musculatura do praticante de maneira bem eficaz. Assim, as reações posturais de equilíbrio e sustentação são bastante desenvolvidas.
Dependendo de cada objetivo terapêutico é possível enfocar o atendimento para que o praticante receba estímulos que aprimorem a força muscular não só da coluna vertebral, mas também dos membros superiores e inferiores, regulando o tônus muscular, melhorando a postura, a respiração, as amplitudes articulares de todo o corpo.
Enfim, a Equoterapia tem se mostrado bastante eficiente em diversos tratamentos físicos, psicológicos e educacionais. Contudo, para realizar a prática, é importante que o praticante seja avaliado, descartando-se possíveis contra-indicações. Em cada sessão, é possível propor novos estímulos e a evolução do tratamento ocorre de acordo com a evolução do relacionamento entre o cavalo e o cavaleiro.

0 comentários:

Postar um comentário