Theme Preview Rss

Curso de Introdução à Equoterapia

Apresentação
Na atualidade, vimos cada vez mais profissionais interessados em abordagens terapêuticas que focam o ser humano na perspectiva teórica ecológica, a qual ressalta que este está se desenvolvendo contextualmente. Com base nisso, propõem-se este curso teórico-prático, com cunho informativo, que objetiva a apresentação da Equoterapia como um método terapêutico e educacional, que, segundo a ANDE – Brasil, utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, uma vez que a Equoterapia está sustentada em uma equipe multiprofissional, de atuação interdisciplinar.

Público-alvo
Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia com interesse em Equoterapia.

Identificação
Período: 01 a 25 de setembro de 2010
Horário:Quartas-feiras, das 19h30min às 22h15minSábados, das 9h às 12hCarga horária: 21h
Inscrição: Inscrições até o dia 29/08/2010
Local: Feevale Campus II e Hípica do Vale.
Certificado: Para a certificação, mínimo de 75% de frequência.

Ministrantes
Thayana Dellagustin
Graduada em Fisioterapia pela Feevale (2003). Especialista em Fisioterapia - ênfase em Pediatria pelo Hospital Moinhos de Vento (2009). Formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – SP (2004). Atualmente é fisioterapeuta no Centro de Equoterapia Contato, com experiência profissional em equoterapia.
Silvane de Assis Brasil Dias
Graduada em Psicologia pela Unisinos (1991). Especialista em Psicologia Clínica conforme disposto na Resolução nº02/01 no Conselho Federal de Psicologia (2002). Formação em Psicanálise pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica (1998) e em Equoterapia pela ANDE – Brasil (1998). Atualmente é psicóloga do Centro de Equoterapia Contato, com experiência profissional em equoterapia.
Ricardo Alcoba Kroeff
Graduado em Educação Física pelo Conselho Regional de Educação Física (2006). Formação em Equoterapia pela ANDE- Brasil (2009). É professor de equitação, treinador de cavalos e proprietário da Hípica do Vale, com experiência profissional em hipismo e equoterapia.
Alessandra Couto Cardoso Reis
Graduada em Fisioterapia pela Feevale (1996). Mestre em Desenvolvimento da Criança na Variante de Desenvolvimento Motor pela Universidade Técnica de Lisboa – FMH (2007). Especialista em Reeducação das Funções Neuromotoras pela Universidade Luterana do Brasil (2000). Atualmente é professora na Feevale com experiência profissional em Fisioterapia em Neurologia.

Realização
Coordenação:Alessandra Couto Cardoso Reis
Promoção: Instituto da Ciências da Saúde - Curso de Fisioterapia
Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proacom

Mais informações acesse o link da Universidade FEEVALE

http://www.feevale.br/extensao/curso-de-introducao-a-equoterapia

Reportagem Equoterapia TV FEEVALE

Confira abaixo a reportagem da Equipe Contato Equoterapia para a TV FEEVALE!

Reportagem:Monty Roberts e Equoterapia - Globo Rural

Monty Roberts no Brasil


" O encantador de cavalos", Monty Roberts, esteve no Brasil, em Brasília, para apresentação do método Join Up.
O evento ocorreu na ANDE-Brasil, em 01 de maio de 2010.
A psicóloga Silvane e a fisioterapeuta Thayana estiveram prestigiando!

:: Consultorias e Supervisão ::

Além dos atendimentos em Equoterapia, a equipe do Centro de Equoterapia Contato oferece os serviços de consultoria e supervisão para profissionais e centros que estejam iniciando as atividades nesta área.

A consultoria e a supervisão atendem as necessidades específicas de cada centro e dos profissionais em suas respectivas áreas (equitação, psicologia e fisioterapia) podendo ocorrer em modelo grupal ou individual.
Mais informações: (51) 3527.1551 ou (51) 9954.2799

:: Filiação ::

Buscando a constante qualificação no desenvolvimento da Equoterapia, o Centro de Equoterapia Contato é agora centro filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), associação que regulamenta a prática de Equoterapia no Brasil.
Assim, firmamos nossa parceria e a manutenção do nosso contínuo aprimoramento profissional em atendimentos, consultorias e cursos de capacitação.
Mais informações a este respeito entre em contato conosco: contatoequo@yahoo.com.br

:: Equoterapia ::

A Equoterapia é conceituada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) como uma terapia motora, psicológica e educacional, que, através do relacionamento entre cavaleiro e cavalo, potencializa as habilidades do cavaleiro nestas três áreas.
As sessões de Equoterapia ocorrem em ambiente propício para a prática, geralmente integrado com a natureza. O fato de estar montando em cavalo dócil, treinado e habilitado, faz com que o cavaleiro entre em contato com diversos estímulos (visuais, motores, emocionais, olfativos, sociais, entre outros).
As sessões sempre são conduzidas por profissionais da área da saúde, educação e/ou equitação que possuam formação adicional para atuar em Equoterapia.
Os profissionais têm habilitação clínica para avaliar o praticante e desenvolver um plano de atendimento voltado para cada caso, potencializando os efeitos positivos da prática, promovendo os atendimentos de maneira integrada, sendo imprescindível a presença do psicólogo e do fisioterapeuta na equipe.
Sob o ponto de vista motor, a fundamentação da Equoterapia se dá pelo estímulo tridimensional que o cavalo provoca no cavaleiro, quando este está adequadamente posicionado sobre o seu dorso. Assim, o quadril do praticante, recebe movimentos da coluna do animal durante seu deslocamento ao passo em três direções: crânio-caudal, látero-lateral e antero-posterior.
É através do sistema nervoso periférico que esta estimulação chega ao cérebro onde as informações recebidas são processadas e desencadeiam reações posturais e de equilíbrio, ativando a musculatura do praticante de maneira bem eficaz. Assim, as reações posturais de equilíbrio e sustentação são bastante desenvolvidas.
Dependendo de cada objetivo terapêutico é possível enfocar o atendimento para que o praticante receba estímulos que aprimorem a força muscular não só da coluna vertebral, mas também dos membros superiores e inferiores, regulando o tônus muscular, melhorando a postura, a respiração, as amplitudes articulares de todo o corpo.
Enfim, a Equoterapia tem se mostrado bastante eficiente em diversos tratamentos físicos, psicológicos e educacionais. Contudo, para realizar a prática, é importante que o praticante seja avaliado, descartando-se possíveis contra-indicações. Em cada sessão, é possível propor novos estímulos e a evolução do tratamento ocorre de acordo com a evolução do relacionamento entre o cavalo e o cavaleiro.